top of page

Até já EHTP

Atualizado: 17 de jun. de 2019

Hoje trago-vos não uma receita relacionada com a pastelaria, mas a receita que me levou a atingir a felicidade e um futuro brilhante. Como sabem estava a estudar na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão no curso de Técnicas de Cozinha e Pastelaria e na sexta-feira passada foi o fim deste ciclo que tanto me fez crescer como pessoa e como profissional.

Vocês devem se estar a perguntar, mas porque um post sobre a escola onde estudou? Foi só um curso como os outros … Mas a verdade é não foi um curso como os outros ou uma passagem escolar como as outras. Foi especial.

 

A ida

Sempre quis saber mais sobre a arte de cozinhar e quando acabei o 9 ano, em Lagos, optei por arriscar e matricular-me nesta escola. Fiz os exames de adesão e a entrevista e dias mais tardes recebo a notícia que tinha sido selecionado. Primeiro veio o receio e a dúvida e depois a vontade de ir atrás de um sonho. Neste meu percurso de vida ainda curto, considero sem dúvida que foi a melhor escolha que fiz até agora.

Deixei o meu grupo de amigos que já vinham desde o 5º ano. Era como começar do zero, e acho que foi isso que tornou esta experiência tão autêntica. Colegas novos, professores novos e um método de ensinar completamente novo, mas a adaptação foi facilitada pelo os bons profissionais que a escola tem a instruir.

 

A escola

A escola é pequena e as instalações podiam ser melhores, mas não é a infraestrutura que faz a casa, mas sim quem está dentro dela e é isso que faz a EHTP tão irreverente. O curso foi muito prático. Primeiro veio a teórica e depois a prática em contexto real no restaurante de aplicação e em serviços organizados pela escola. No primeiro ano o curso é muito abrangente no que toca a matérias de hotelaria dando-nos a possibilidade de conhecer todas as partes de um hotel. No segundo e terceiro ano, o curso é mais focado na cozinha e na pastelaria intercalando com outras disciplinas igualmente importantes como Higiene e Segurança Alimentar, Protocolo Empresarial, Empreendedorismo e as Línguas.

O curso ao mesmo tempo dá-nos a possibilidade de aplicar as matérias em dois estágios curriculares durante o verão, o que nos permite ter acesso á realidade do mundo hoteleiro.

Durante estes 3 anos percebi que afinal os cursos profissionais não são mais fáceis do que os do ensino regular e também não são menos dignos do que os cursos do ensino regular. Infelizmente ainda há um grande estereótipo acerca dos cursos profissionais, mas a verdade é que as mentalidades estão a mudar e que existem pessoas na nossa sociedade que são génios tendo tirado um curso profissional.

 

Porque é que foi diferente ?


O ambiente vivido dentro da EHTP é de profissionalismo. Os formadores exercem na área e transmitem-nos as diretrizes para termos uma postura exemplar no mercado de trabalho e como a escola tem um reduzido número de alunos há sempre aquela dedicação da parte dos formadores que não há nas escolas de maior dimensão. Os formadores metem-nos á vontade para perguntar, saber mais, expor problemas e atividades que queiramos realizar no âmbito escolar e isso fez com que a nossa turma tenha tipo oportunidades profissionais muito enriquecedoras.

Outro aspeto que adorei ,foi o facto de estarem sempre a aparecer oportunidades únicas para termos acesso a outro tipo de contactos e experiências como por exemplo os concurso ou feiras, e quando se entra neste mood quere-se sempre mais, como por exemplo, no meu caso que á sorte fui selecionado para O ADN do Pasteleiro e depois passado uns tempos inscrevi-me em mais dois concurso e foi aí que percebi que mesmo que não sejamos os vencedores o facto de ir , de conhecer novas pessoas e de obter novas experiências ás vezes é melhor do que um simples prémio ou diploma.



O que retiro essencialmente desta experiência é que devemos ir sempre atrás do que alimenta os nossos sonhos porque pode não ser o que vai realizar esse sonho, mas pode ser o início do caminho para a realização desse sonho.

Acho que não devemos de ter medo de arriscar porque foi isso que me levou a conhecer pessoas fantásticas que levo para a vida, claro que estas amizades nem sempre foram um mar de rosas, mas no fim quando olhamos para trás percebemos que foi isso que nos fez crescer e criar estas amizades.



Ninguém disse que ia ser fácil. Vamos á luta !


Porque a vida só é amarga se Tu quiseres.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page