top of page

Madalenas

Madalenas ou Madeleines, independentemente do nome apenas sabemos que são deliciosas.

Hoje trago-vos a receita deste clássico francês que muitas vezes entra pela nossa casa sem nos apercebermos e que é bastante útil para quem tem crianças ou mesmo aqueles adultos mais gulosos á “caça” de doces aí por casa.


Estes queques foram, segundo historiadores, criados no século XVlll no convento de Maria Madalena em França onde as freiras faziam pequenos queques em forma de concha de amêijoa, mas como com a revolução francesa os conventos foram abolidos, as freiras para não perderem a receita venderem-na aos mestres doceiros da região.

A partir de aí a receita foi ganhando ênfase e está presente hoje em dia em muitas culturas.


Prometo que não é muito difícil de se fazer, ora vê:


 

Ingredientes:

3 Ovos

150gr Açúcar

200gr Farinha sem fermento

1 colher de chá de Fermento em pó

200gr Manteiga

Raspas de um limão

Canela q.b

Açúcar em pó q.b


 

Preparação:

Para esta receita vais precisar de fazer manteiga Noisette. Para isso, coloca a quantidade da manteiga num tacho e leva ao lume até que derreta, depois deixa a manteiga ferver por uns minutos (3-5 minutos) até esta aparentar tons mais dourados e acastanhados. Atenção para não queimar.

Depois disto numa taça coloca todos os ingredientes secos e mistura-os. Com tudo misturado adiciona os ovos um a um, misturando em cada adição e por fim a manteiga Noisette ainda quente.

Mistura tudo muito bem e de seguida coloca a mistura nas formas de conchas e leva ao forno a 180ºC durante 15/ 20 minutos ou até apresentarem uma cor dourada.

Depois de cozidas, decora as pequenas conchas com açúcar em pó e oferece aí por casa.




Espero que tenhas gostado e lembra-te :

A vida só é amarga se Tu quiseres


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page